sexta-feira, 14 de maio de 2010

Treineiro

É mais comum no vestibular de julho. Estudantes do ensino médio, ainda no segundo semestre do terceiro ano, fazem as provas como um simulado. O objetivo é saber a pontuação e ficar mais tranquilo para o próximo vestibular, que será pra valer.

Mas algumas pessoas passam e tentam uma liminar na Justiça para garantir a vaga. Isso é permitido? A Universidade de Brasília traz novidades: vai diferenciar os candidatos que concorrem às vagas daqueles que fazem apenas para teste. São os chamados "treineiros". Eles farão as provas seguindo as mesmas regras, mas o resultado não poderá ser usado para ingressar na instituição.

O coordenador acadêmico do Cespe, Paulo Portela, participou do Bom Dia DF desta quarta-feira e deu mais detalhes sobre a novidade. A entrevista completa você acompanha pelo vídeo.

Explicação do que é TREINEIRO.

É difícil não bater nesta tecla, mas o vestibular pode assustar muita gente. Isto por que envolve sentimentos que muitos jovens jamais tiveram que lidar. Angústia, medo, responsabilidade, decepção, derrota são algumas das emoções por que passam os vestibulandos. Para tentar amenizar tanta tortura psicológica, o vestibular como treineiro pode ser uma opção. Mas, o que é isso?

Os treineiros são aqueles que prestam o vestibular apenas com valor de experiência, sem a responsabilidade de conquistar uma vaga na universidade. Ele serve justamente para que os estudantes tenham uma noção do clima que ronda o vestibular, de como as provas devem ser feitas, quais os “pegas” das provas daquela universidade em específico, definir quanto tempo pode gastar em cada questão, quais os materiais que devem ser levados, qual a roupa mais adequada, qual o lanchinho imprescindível, qual a área mais carente de estudo, ou seja, familiarizar-se com o processo seletivo como um todo e melhorar tudo o que pode enquanto ainda há tempo.

Algumas universidades oferecem, no período da inscrição para o vestibular, uma categoria específica para estes estudantes: a de treineiro. Caso isso não aconteça, o estudante pode fazer a prova do processo seletivo da mesma maneira, mas, mesmo que tenha nota suficiente para ser aprovado em algum curso, não poderá matricular-se na instituição. Algumas das universidades que oferecem a opção de treineiro são a FUVEST, a UFMG, a Unicamp, a UNESP, a Unifesp e a UFSCar.

No entanto, psicólogos advertem que a preocupação em demasia do jovem com o vestibular pode afetar seu desenvolvimento emocional e, portanto, deve ser acompanhado de perto pela família, que deve fazer o máximo para não encher de expectativas a cabeça do adolescente. Quando a expectativa é muito grande, o medo de fracassar também é maior e prestar o vestibular vai deixar de ser um meio de entrar para a universidade e passará a ser a atração principal de seus pesadelos. O bloqueio poderá aumentar, fazendo com que o estudante só pense que não vai passar.

Por esse motivo, a preocupação com o vestibular já no primeiro ano do ensino médio não é aconselhada para adolescentes muito jovens ou imaturos. Esta fase é extremamente importante na formação emocional dos adolescentes e não é bom cobrar-lhes responsabilidades que ainda não são capazes de administrar.

Outro problema relacionado aos treineiros está na interpretação de seus resultados. Caso obtenha um bom resultado no vestibular, o estudante pode achar que já está bom o suficiente e relaxar nos próximos meses. E se o estudante for mal no exame, isto poderá frustrá-lo e pode até fazê-lo desistir de um curso dos seus sonhos por não se sentir capaz de ser aprovado. Uma solução comum adotada por escolas e cursinhos é o simulado, que elabora uma prova com questões de vestibular e ajuda os estudantes a familiarizar-se com o tempo disponível para responder ao exame.
fonte: alunos online

Vestibular

UNB

Vestibular

O vestibular é, ao lado do Programa de Avaliação Seriada (PAS), a principal forma de ingresso na Universidade de Brasília. Sob responsabilidade do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe/UnB), os candidatos podem ingressar na UnB por meio do Sistema Universal ou pelo Sistema de Cotas para Negros.

A UnB realiza dois vestibulares por ano. Para o segundo semestre de 2010, a universidade oferece 103 cursos (considerando as diferentes habilidades, modalidades e turnos) e 3.958 vagas distribuídas pelos quatro campi: Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. Do total de vagas, 3.174 são do Sistema Universal e 784 fazem parte do Sistema de Cotas para Negros.

Pela primeira vez, em 2010, o campus Darcy Ribeiro abrigará os cursos de Turismo (diurno), Filosofia – Licenciatura (noturno) e Gestão do Agronegócio (noturno). Outra novidade é a oficialização dos “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino secundário e desejam treinar seus conhecimentos. Eles poderão participar do processo seletivo, mas não poderão efetuar a matrícula, mesmo que a pontuação seja suficiente para ingressar no curso escolhido.

Inscrições
Para concorrer ao vestibular é preciso acessar o site do Cespe/UnB.

Quem não tem acesso à internet, pode realizar a inscrição em computadores disponibilizados nas seguintes localidades, de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 17h:

* Universidade de Brasilia (UnB) – Campus Universitário Darcy Ribeiro
Instituto Central de Ciências (ICC), Ala Norte, Mezanino
Asa Norte, Brasilia/DF
* Campus UnB Planaltina
Área Universitária n.° 1 – Vila Nossa Senhora de Fátima
Planaltina/DF
* Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da UnB
CNN 1, Bloco E, Sobreloja - Ceilândia Centro
Ceilandia/DF
* Gama
Área Especial, quadra 1 – Setor Central (antigo Foro do Gama)
Gama/DF

Prazo
10 de maio a 30 de maio.

Documento
CPF (imprescindível).

Opções no ato da inscrição
Ao se inscrever o candidato deve escolher o campus, o sistema de ingresso, (universal ou cotas), o curso e o turno.

Taxa de inscrição
Candidato: R$ 80,00
Treineiro: R$ 60,00

Como é o exame
O vestibular da UnB é composto por provas objetivas e uma redação, obrigatórias para todos os candidatos. As provas serão realizadas no Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga) e nas cidades de Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG), nas datas prováveis de 19 e 20 de junho.

* Prova Objetiva
No vestibular para o segundo semestre de 2010, foram incluídas questões tipo C (múltipla escolha). Tradicionalmente, a UnB adota dois tipos de questões – tipo A (certo e errado) e tipo B (situação problema cuja resposta é um número entre 000 e 999).


* Redação
Em 2010, a nota de corte na redação passou de 3,00 para 4,00. O objetivo é valorizar o domínio da língua portuguesa.


* Prova de habilidade específica
São exames aplicados para candidatos que desejam ingressar em cursos que exigem capacidades únicas. As provas serão realizadas no campus Darcy Ribeiro, em locais que serão divulgados a partir de 7 de junho. Quem que for considerado inapto na prova de habilidade específica, concorrerá apenas à segunda opção de curso.

Uniceub

Prazo de inscrição: de 05/05/10 a 25/05/2010, pela internet: www.uniceub.br, ou nos laboratórios de informática, no campus do UniCEUB, SEPN 707/907, das 8 às 18 horas, de segunda a sábado.

Provas: dia 29/05/2010 (sábado), às 18 horas, com duração de 3 (três) horas.

Divulgação dos resultados do processo seletivo:
1ª chamada: 01/06/2010, no campus do UniCEUB (bloco 1), após as 12 horas.
2ª chamada: em caso de vaga remanescente, no campus do UniCEUB (bloco 1), após as 10 horas do dia 08/06/2010.
3ª chamada: em caso de vaga remanescente, no campus do UniCEUB (bloco 1), após as 10 horas do dia 15/06/2010.

Matrículas:
Aprovados em 1ª chamada: dias 05/06 (sábado) e 07/06/2010 (segunda-feira), das 8 às 18 horas;
Aprovados em 2ª chamada: dias 11/06 (sexta-feira) e 14/06/2010 (segunda-feira), das 8 às 18 horas;
Aprovados em 3ª chamada: em caso de vaga remanescente, no campus do UniCEUB (bloco 1), após as 10 horas do dia 15/06/2010.

Camiseta - autores

camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander

Preste atenção...Por favor!!!

Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima

na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.

Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.