segunda-feira, 15 de março de 2010

Escolas públicas podem se inscrever na Olimpíada de Matemática até o dia 26

Até o próximo dia 26 está aberta a inscrição para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2010). Os estabelecimentos de ensino de todo o País pode se inscrever exclusivamente pelo site da Obmep (www.obmep.org.br).

As provas da primeira fase serão no dia 8 de junho e os classificados para a 2ª fase serão anunciados em 10 de agosto. As provas da 2ª fase serão aplicadas no dia 11 de setembro e no dia 26 de novembro divulgada a lista dos premiados.

Em 2009, a Obmep teve a participação de 43.854 escolas com mais de 19 milhões de alunos inscritos em 99,10% dos municípios; números que motivam os organizadores a continuar juntos com as escolas no esforço de aprimorar o ensino público brasileiro.

A Obmep premia alunos, professores, escolas e secretarias de educação. Dentre os prêmios, está o oferecimento, por um ano, de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) para os medalhistas que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC). Desde 2009 os universitários medalhistas do certame têm à sua disposição bolsa de Iniciação Científica, seguida de Bolsa de Mestrado, para desenvolver estudos em Programas de Pós-Graduação em Matemática.

A Olimpíada também disponibiliza em seu site material didático para alunos e professores. Em breve as escolas inscritas receberão o Banco de Questões 2010 – caderno com problemas interessantes e suas soluções. Na opinião dos organizadores, o conhecimento matemático é uma ferramenta poderosa para a formação da cidadania e do progresso científico do País

Nenhum comentário:

Camiseta - autores

camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander

Preste atenção...Por favor!!!

Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima

na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.

Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.