terça-feira, 22 de setembro de 2009

A chave para a faculdade - Enem

Quatro milhões e meio dos 5 milhões de jovens brasileiros que vão tentar garantir uma vaga na universidade neste ano vivem as angústias típicas de um momento decisivo - e mais uma: eles compõem o primeiro grupo de estudantes que fará o novo Enem, prova recém-criada pelo Ministério da Educação com o objetivo de substituir o velho vestibular. A mudança estreia em 23 das 55 universidades federais do país e em mais 500 faculdades particulares. Outras 500 instituições, entre elas USP e Unicamp, também vão adotar o Enem, mas apenas como parte de seu processo seletivo.


A expectativa do MEC é que, até 2012, todas as federais abandonem seu concurso. Desde 1911, quando surgiu o primeiro vestibular no Brasil, não se via uma transformação tão radical - e ela é um avanço em pelo menos dois aspectos. O primeiro diz respeito ao conteúdo da prova. Enquanto o velho vestibular exige do aluno a memorização de uma quantidade colossal de fórmulas, datas e nomes, o novo exame procura aferir, basicamente, a capacidade de raciocínio em questões que combinam as várias áreas do conhecimento e traduzem a vida real - uma evolução inquestionável.

O outro se refere à implantação do sistema unificado de prova. O exame será o mesmo em todas as faculdades em que for adotado. Isso significa que, com uma única nota, o aluno terá agora em mãos um passaporte de entrada para centenas de universidades em todo o país.

A apenas duas semanas do exame, muitos estudantes ainda têm dúvidas básicas sobre o que e como estudar. O MEC divulgou as linhas gerais da prova e um simulado que dá uma ideia de como as matérias vão ser cobradas. Mas gente como Anna Carolina Cipparrone, 17 anos, e seus colegas do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, sente falta de detalhes sobre o que vai cair na prova e de referências teóricas em que basear o estudo: "É um momento de profunda ansiedade", resume. Para ela e os outros quase 5 milhões de jovens às vésperas do novo Enem, as dicas a seguir, dadas pelos próprios profissionais do Inep, órgão do MEC responsável pela elaboração do exame, podem ser de grande valor.

1. Inteirar-se de todos os fatos mais relevantes do noticiário recente - no Brasil e no mundo.
Como 100% das questões da prova serão contextualizadas, há chance de que elas girem em torno de assuntos tais como a crise financeira mundial ou a gripe A. Não se exigirá de ninguém que tenha na cabeça os detalhes sobre cada tema, mas, sim, seu significado e suas consequências. Para otimizar o tempo, é bom lembrar que o Enem está pronto desde a primeira semana de agosto - o que significa que nada do que aconteceu depois disso aparecerá no exame.

2. Dispensar a memorização de fórmulas.
Exceto aquelas bem simples - como, por exemplo, a que define a área de um cubo -, todas as fórmulas mais complexas virão junto da pergunta em que deverão ser aplicadas.

3. Escolher temas atuais e treinar escrever sobre eles.
Mas não sem ter em mente duas características a que os examinadores da redação vão prestar especial atenção na hora de corrigi-la: o texto deve apresentar a ideia central logo de saída e fazer uma defesa clara e coerente dela até o fim - evitando os ilogismos ao máximo. Quem for além e ainda conseguir oferecer uma solução para o assunto em questão ganhará pontos. Vale a pena investir tempo nesse exercício.

4. Não perder tempo com disciplinas que foram excluídas do novo Enem.
O exame tem 10% menos conteúdo do que um vestibular tradicional (e a tendência é que encolha ainda mais no ano que vem). O Inep informa que ficaram de fora da prova de matemática, por exemplo, temas como números complexos, matrizes e determinantes. Em português, não entram gramática, funções morfossintáticas nem história literária. Das ciências da natureza, foram excluídos assuntos como hidrodinâmica, leis de Kirchoff e introdução à física moderna.

As escolas se preparam para novo Ensino Médio

As escolas se preparam para novo Ensino Médio
Colégios mudam aulas para se adaptar ao modelo de provas do Enem e MEC vai dar R$ 100 milhões para melhor ensino

POR MARIA LUISA BARROS, RIO DE JANEIRO

Rio - A hora de renovar a matrícula de seu filho ou trocar de escola está chegando. Então, é bom ficar atento às mudanças que, a partir do ano que vem, escolas públicas em todo o País vão oferecer no Ensino Médio para milhares de estudantes. A proposta do Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças no currículo que incluem aumento da carga horária mínima de 2.400 para 3 mil horas, jornada de 40 horas semanais para professores e redução das atuais 12 disciplinas para quatro grupos de conhecimento (Línguas, Matemática, Humanas, e Ciências e Biológicas).


Nesta primeira etapa, o novo modelo será adotado apenas nas escolas estaduais, que terão à disposição verba extra de R$ 100 milhões para custear projetos de melhoria no ensino. As mudanças na rede pública já devem ser acompanhadas por pais e alunos que miram o ingresso na universidade.

A reforma é a saída encontrada pelo MEC para tentar conter a evasão escolar e preparar melhor os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano começou a ‘servir’ de vestibular para as instituições federais de ensino superior. No Rio, o programa começará por 10 escolas estaduais que estão sendo selecionadas. Os alunos escolherão até 20% das disciplinas extras, que podem ser projetos, oficinas, atividades culturais ou práticas em laboratório, aulas de informática e de empreendedorismo.

Segundo a subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino, Teca Pontual, serão escolhidas unidades com menos de 500 alunos que estejam cursando o Ensino Médio em um único turno, para que seja possível oferecer atividades extras no contraturno — se o aluno estuda de manhã, terá atividades à tarde, ou vice-versa. “Vamos selecionar aquelas com altos índices de evasão e baixo desempenho no Sistema de Avaliação da Educação e que estejam próximas de centros de formação na capital, em Nova Iguaçu e Niterói”, conta Teca.



PARTICULARES SE ADAPTAM PARA O ENEM

O MEC espera que a rede particular adote nos próximos anos a grade interdisciplinar. As escolas pagas já começaram a mudar o currículo para se adaptar ao Novo Enem. Alunos estão tendo mais aulas de redação, maior interação entre as disciplinas e mais tempo em atividades extras. A mudança agradou aos estudantes.

“Aulas dinâmicas sempre ajudam no aprendizado”, defende Caroline Castro, 15, aluna do 1º ano do Colégio São Paulo, em Ipanema. Pesquisa da FGV revelou que a falta de motivação é a causa de evasão para 40% dos jovens de 15 a 17 anos.

A ideia do MEC é que a diversificação do currículo torne os colégios mais atraentes. “A escola supervaloriza a teoria e se esquece de colocá-la em prática. A leitura também precisará ser estimulada”, explica o coordenador-geral do Ensino Médio do MEC, Carlos Artexes Simões. O MEC recebe até quinta-feira sugestões ao documento que cria o Ensino Médio Inovador. A minuta está na Internet (www.mec.gov.br).

PRAZO PARA APRESENTAR PLANO

Simões alerta que os estados terão dois meses, a partir da portaria, que deve sair em duas semanas, para apresentar os Planos de Ações Pedagógicas. O PAP deve conter análise da situação das escolas, plano de trabalho, plano pedagógico e programa orçamentário. “O ministro Fernando Haddad já avisou que dinheiro não é problema. As escolas que aderirem receberão ajuda técnica e financeira”, diz.

Ele explica ainda que a secretaria deve informar número de escolas e de estudantes que vão ingressar na experiência e as metas a serem alcançadas em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a evasão, aprovação e reprovação.

Enem leva colégios a promover mudanças

Daqui a duas semanas, 4,5 milhões de estudantes em todo o País (311.641 no Estado do Rio) farão o Enem, principal porta de entrada para 48 universidades e centros federais. Para se preparar para a prova, em 3 e 4 de outubro, estudantes da rede estadual estão tendo aulas de reforço. Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Yan Raphael Aliendre, 18 anos, foi um dos selecionados para assistir às aulas presenciais transmitidas em tempo real, via satélite, para 92 municípios. “Vou disputar vaga no curso de Ciência da Computação na UFRJ”, diz.

No Colégio São Paulo, em Ipanema, alunos do último ano têm aulas extras por áreas de conhecimento. De acordo com a coordenadora Martha Bonardi, no próximo ano, a escola pretende aumentar a carga horária dos alunos do Ensino Médio com novas atividades. A escola Mopi, na Tijuca, aplica um simulado por semana e aumentou a quantidade de aulas de Português e Redação.

“O rendimento dos estudantes melhorou”

Escolas estão tendo que se adaptar ao novo modelo de prova do Enem, obrigatório para todas as universidades federais do Rio. O Centro Educacional da Lagoa (CEL) oferece aos alunos aulas de robótica, informática e música. Para 2010, devem entrar na grade aulas de ciências em laboratórios e passeios para colocar em prática a matéria estudada em sala, além de aulas interdisciplinares.

“O rendimento e o interesse dos alunos melhoram muito quando se põem em prática o que aprendem nas salas”, avalia o coordenador geral de vestibulares do CEL, Sandro Age Faria. Ele considera arriscado concentrar 12 disciplinas em quatro áreas de conhecimento, pois os professores não têm formação para dar esse tipo de aula. “O professor de biologia terá dificuldade de ensinar física e química”, afirma o professor.

fonte : O Dia

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Palestra de Filosofia

Seminário “Mutações, a experiência do pensamento” traz agenda repleta de palestras na próxima semana



O seminário “Mutações, a experiência do pensamento” apresenta agenda repleta de palestras para a próxima semana, na CAIXA Cultural Brasília, com grandes nomes da filosofia brasileira. No dia 21 de setembro, Luiz Alberto Oliveira, físico, doutor em Cosmologia e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq, ministra “O que Poincaré sussurrou para Valéry”. No dia 22 de setembro, o professor de filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva, aborda o tema “A representação técnica do mundo e a inexperiência do pensamento”. No dia 24 de setembro chega a vez de Vladimir Safatle, também professor da USP, mestre e doutor em filosofia, trazer a palestra “Há situações em que é imoral pensar?”. As apresentações acontecem sempre às 19h, no Teatro da CAIXA Cultural Brasília.



As palestras trazem a reflexão sobre a experiência do pensamento e a aceleração da tecnociência. No próximo dia 21, o professor e doutor Luiz Alberto Oliveira vai analisar a noção de acontecimento e sua profunda transformação ao longo do século 20. Vai mostrar como os avanços e a evolução cósmica tornaram obsoletos os pressupostos da visão positivista. Já o professor Franklin Leopoldo, que se apresenta no dia 22, vai trazer a reflexão sobre a experiência do pensamento no contexto das mutações, em que percorrerá caminhos através de pensadores e filósofos como Jean Baudrillard e Henri Bergson.



No encontro com o professor, mestre e doutor, Vladimir Safatle, no dia 24, o foco será a questão da existência de momentos em que se torna imoral pensar, contexto onde serão tratados temas como a ternura e a compaixão. As inscrições para o seminário “Mutações, a experiência do pensamento” poderão ser realizadas até o dia 18 de setembro pelo site www.gie.cespe.unb.br, no valor de R$ 30 e R$ 15 (estudantes) e dão direito a participar de todos os encontros.

Serviço



Seminário Mutações, a experiência do pensamento

Dia 21 de setembro de 2009 – Palestra “O que Poincaré sussurrou para Valéry”, com o doutor em Cosmologia e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq, Luiz Alberto Oliveira.

Dia 22 de setembro de 2009 – Palestra “A representação técnica do mundo e inexperiência do pensamento”, com o professor de filosofia da USP, Franklin Leopoldo e Silva.

Dia 24 de setembro de 2009 – Palestra “Há situações em que é imoral pensar?”, com professor da USP, mestre e doutor em filosofia, Vladimir Safatle.

Horários: Sempre às 19 horas

Valor da inscrição: R$ 30 e R$ 15 (estudantes)

Local: CAIXA Cultural Brasília - Teatro da Caixa

Endereço: SBS Qd. 4 Lote 3/4 - Térreo, anexo ao edifício Matriz da Caixa

Informações pelos telefones: (61) 3448-0352/54 (Cespe/UnB)

Inscrições pela internet: http://www.gie.cespe.unb.br



Assessoria de Imprensa

Caixa Econômica Federal

CAIXA Cultural - Brasília/ DF

(61) 3206-8030 / 9895

imprensa.cultura@caixa.gov.br

www.caixa.gov.br/caixacultural

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UnB terá oito novos cursos e 490 vagas a mais no vestibular 2010





Universidade divulgou edital nesta quinta-feira (10).
Provas serão em dezembro e não mais em janeiro.

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou, nesta quinta-feira (10), o edital do vestibular 2010. A partir do ano que vem, a instituição terá oito novos cursos e 490 vagas a mais, sendo que 245 são para o Programa de Avaliação Seriada (PAS). Outra novidade é que a prova será em dezembro e não em janeiro como nos anos anteriores.

As inscrições para o vestibular tradicional começam no dia 14 de setembro, pelo site www.cespe.unb.br/vestibular , e terminam no dia 29 de outubro. É necessário ter CPF para concorrer às vagas. No processo seletivo comum são oferecidas 1.891 vagas em 89 cursos, sendo 382 para o sistema de cotas para negros. O total de vagas, somando as destinadas ao PAS, chega a 3.782.

As provas estão previstas para 19 e 20 de dezembro. A divulgação dos aprovados está prevista para o dia 25 de janeiro de 2010.

PAS

As inscrições para os alunos do 1° e do 2° ano do ensino médio, no PAS, foram prorrogadas até o dia 8 de outubro. Para os alunos do 3º ano do ensino médio, as inscrições começam nesta sexta-feira (11) e também vão até o dia 8 de outubro.

Outras informações podem ser obtidas no site do Cespe/UnB e pelo telefone (61) 3448-0100.

Serviço
- Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Inscrição: até 8/10 para 1º e 2º ano do ensino médio e de 8/9 a 8/10 para o 3º ano
Taxas: R$ 45 (1º e 2º ano do ensino médio) e R$ 60 (3º ano)
Provas: 5/12 (1º ano) e 6/12 (2º e 3º ano)
Telefone: (61) 3448-0100
Sites: www.cespe.unb.br/pas e www.unb.br
- Vestibular tradicional
Inscrição: 14/9 a 29/10
Taxa: R$ 80
Provas: 19/12 e 20/12
Site: www.cespe.unb.br/vestibular

Fonte: G1
imagem: Na Mira do leitor

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Concurso de redação “Cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos” tem lançamento amanhã

08/09/2009
Será lançado em 9 de setembro, as 9h30, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Prêmio Ernesto Silva de redação.
A iniciativa do Decanato de Extensão da UnB tem a parceria do Governo do Distrito Federal e faz parte das comemorações do cinquentenário de Brasília. O concurso conta ainda com a parceria de diversas instituições, entre elas o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o Instituto Histórico e Geográfico do DF, Associação Brasiliense de Letras do DF, Biblioteca Nacional de Brasília e o movimento Pedala DF.
O tema da redação “A cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos” é o mote para se discutir e sonhar cidades no âmbito das necessidades socioambientais do Século XXI. “O objetivo é envolver os alunos da educação básica do Distrito Federal na reflexão sobre os desafios vividos pelas cidades quanto aos problemas ambientais, sanitários, culturais, os padrões de consumo e os valores necessários à mudança de atitudes em relação à qualidade de vida e à preservação do nosso planeta”, revela Lêda Bevilacqua, diretora da Escola da Natureza, integrante da comissão organizadora do concurso.
As redações deverão ser postadas no site www.cidadeverde.unb.br a partir de 5 de outubro. O prazo final para inscrição será dia 31 de dezembro e a premiação será entregue por ocasião das comemorações do cinquentenário de Brasília, em abril de 2009.
Serviço:
Lançamento do concurso “Cidade verde, sustentável, cidade dos meus sonhos”
Local: Câmara Legislativa do Distrito Federal
Horário: 9h30
Informações: Decanato de Extensão UnB- 3307-2610

Camiseta - autores

camiseta 1 - Alessandra Paula Rufino
camiseta 2 - Stephany Cavalcanti
camiseta 3 - Vinicius Bezerra
camiseta 4 - Milena Cardoso da Silva
camiseta 5 - Juliana de Andrade Cardoso
camiseta 6 - Leonardo Batista dos Santos Júnior
camiseta 7 - Paulo Ricardo Borges
camiseta 8 - Marcio Pinheiro da Costa
camiseta 9 - Romulo Pereira
camiseta 10-Edilaine Ferreira
camiseta 11-Matheus Martins da Costa
camiseta 12-Alexander

Preste atenção...Por favor!!!

Para visualizar melhor a camiseta clique em cima da imagem abaixo ou no link da camiseta acima

na hora de votar escolha na cédula a camiseta pelo seu número de acordo com a relação acima e as imagens abaixo.

Proposta de Uso do LABINFO

Professores:

  1. uso do material mediante agendamento
  2. envio dos alunos para pesquisa ( roteiro ) , aulas ( com a presença do professor responsável ) e vídeos ( agendamento para uma turma)
  3. Oficinas de Edição de Vídeo, Imagem e Som.
  4. Capacitação em software de código aberto
  5. Parceria no Festival do Minuto
  6. Coordenação da Rádio Escola

Aluno:

  1. pesquisa em turno contrário com assinatura no livro do LIED , indicação do Professor responsável pela visita e objetivo
  2. Oficinas de Edição de Vídeo , Imagem e Som
  3. Netiqueta ( como se comportar no uso da internet)
  4. Capacitação em Broffice
  5. Festival do Minuto
  6. Monitoria na Rádio Escola

Servidores

  1. Oficinas de inclusão Digital ( uso do pacote escritório, da internet e regras de segurança)

Seja educado e cordial também na Internet

Abaixo algumas sugestões de netiquetas que podem contribuir para o uso educado e seguro da Internet:

  • Cumprimente as pessoas com as quais vai conversar. Nunca é demais um Bom dia;
  • Utilize poucos emoticons, tanto em salas de bate-papo quanto nos e-mails. Eles são úteis para expressar emoções e dar uma idéia de expressão facial e tom de voz; entretanto, podem poluir e dificultar a comunicação;
  • Evite utilizar letras maiúsculas para expressar sentimentos, conversar ou passar e-mails: letras maiúsculas no ambiente virtual significam falar alto ou gritar com o correspondente e isso pode ser mal interpretado;
  • Evite gírias pesadas e palavrões;
  • Evite mensagem pública e recados: se você precisa se dirigir à determinada pessoa, faça isso diretamente na conta de e-mail pessoal dela;
  • Evite encaminhar e-mails para todos os contatos. Nunca pratique spam;
  • Não abra e-mail de desconhecidos, estes podem conter vírus que, além de prejudicar seu equipamento, podem roubar senhas pessoais e causar grande prejuízo;
  • Não deixe ninguém esperando por resposta em chats. É sempre legal ser educado e atencioso;
  • Se quiser interromper a conversa, avise e se despeça antes de desligar;
  • Não envie aquilo que você não gostaria de receber;
  • Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, no caso dos e-mails;
  • Faça a verificação gramatical e ortográfica de seu texto. É desagradável receber mensagens cheias de erros ou sem pontuação correta;
  • Não envie mensagens com exagero de caracteres de deslocamento de texto, no lado esquerdo (>). Isto torna a leitura difícil, e cada vez que um usuário re-envia ou responde um e-mail, o texto vai sendo deslocado, provocando um acúmulo de caracteres simbolizados por ">".
  • Evite enviar arquivos grandes sem prévio conhecimento do correspondente. Isso pode levá-lo a exceder o espaço disponível da conta, dificultando o recebimento de outros e-mails;
  • Nunca encaminhe e-mails com a listagem de remetentes anteriores. Além de ser desagradável, os e-mails podem parar nas mãos mal intencionadas. Por isso, envie seus e-mails com CCO (Com Cópia Oculta), assim nenhum endereço fica aparente. Pense bem: você distribui na rua sua caderneta de contatos telefônicos? Por que fará com seus contatos de email?;
  • Não passe adiante correntes, simpatias e boatos. Use seu senso crítico, não acredite em tudo que você recebe via e-mail, delete;
  • Em sites de relacionamento (como Orkut, MySpace, Facebook, Hi5, entre outros), não divulgue seus dados pessoais, pois o mais inocente dos dados (e-mail pessoal, escola em que estuda, lugares que freqüenta) pode servir como base de investigação para pessoas mal intencionadas descobrirem dados mais importantes e utilizá-los em chantagens para te prejudicar;
  • Quando criar um blog ou um site, preze pela acessibilidade de todos usuários da Internet. Existem recursos que, quando implementados, proporcionam a navegação para mais internautas, promovendo a inclusão digital.